A historia.jpg

A História do Carnaval Trespontano

Três Pontas já foi reconhecida como uma cidade com um dos melhores carnavais de rua do país. Nos dias de folia, aglomeravam-se, logo ali no centro, nos arredores da praça da Matriz, Clube Trespontano e Praça do Pirulito, foliões vindos de várias partes do Brasil, para curtir os dias de Carnaval.

Blocos caricatos como a Lazinha e os Barrigudos e Eltoloco, as Escolas de Samba, Estudantes, Serrote, Acadêmicos e Consciência Negra, animavam as noites e movimentavam a população em torno de uma disputa saudável, que começava logo que terminava o Carnaval. A escolha de sambas enredo, as fantasias, as festas para arrecadar fundos para os desfiles, tudo isso fazia parte da cultura de Três Pontas.

Durante os dias de carnaval, as tardes e as noites eram sempre muito animadas. Havia a disputa dos bois, que levava a criançada à loucura, e o barulho ensurdecedor dos Landaus que serviam de transporte, carros alegóricos e poleiro de gente, que dançavam animadas em cima dos seus capôs.

O Clube Literário Recreativo Trespontano era a parte glamurosa do Carnaval. Tanto às tardes, com suas matinês, quanto nas madrugadas, com as marchinhas e sambas da banda do saudoso Wavau, levavam a sociedade trespontana e seus visitantes a experimentarem o que havia de melhor no carnaval. Turmas animadas se preparavam com fantasias, plumas e paetês para concorrer aos títulos de melhor folião, fantasia mais bonita, bloco mais animado, entre outras categorias e curtiam a folia até o sol raiar.

Com o tempo, leis mais restritivas, crises, entre outros motivos fizeram com que a magia desse carnaval fosse minguando. A festa, que era um evento certo no calendário da cidade, que movimentava os hotéis, os restaurantes, o comércio e até mesmo o mercado imobiliário da cidade, na época, deixou de existir.

Em 2018 deu-se o início do resgate do espírito do carnaval na cidade e uma sensação de nostalgia e muita vontade de que tudo isso voltasse prevaleceu na população. De uma forma contida, passo a passo, comunidade, inciativa privada e prefeitura começam a traçar uma nova história, que esperamos que seja cheia de sucesso e futuras histórias para serem contadas para várias outras gerações.

 

Blocos:

Turma da Lazinha
Turma dos Punk 
Barrigudos
Lambfogo
Pindurico
Pomba Landras
Kaska
Pura Bobagem
Turma do Jeep 
Turma da Folia
Eltoloco
Turma do Moio
Turma dos Cascaio
Escolas de Samba
Estudantes do Samba
Serrote
Acadêmicos
Consciência Negra

 

Queremos recordar o bom Carnaval Três Pontas/MG

Você tem fotos dos antigos Carnavais? 
E quer ver nas nossas redes sociais e no site oficial do Evento?
Envie pra gente no e-mail: carnavalizatp@qualitybrasil.net